SIGAP

Sistema Integrado de Gestão para Administração Pública

Consciente das particularidades deste tipo de organizações, mas mais consciente ainda do rigor e da qualidade de informação necessária para uma gestão eficaz e, sobretudo, eficiente dos recursos, a Expandindústria trouxe para o SIGAP o saber acumulado ao longo dos seus mais de 30 anos de existência.

Isto resultou num sistema amplamente parametrizável, e capaz de dar resposta à totalidade das questões que uma organização, nomeadamente uma Junta de Freguesia, possa colocar, permitindo tratar e integrar num único sistema o universo das operações e atividades que aí se desenvolvem, suportando e facilitando o fluxo de informação entre todas as funções e atividades da mesma (internas e externas).

Permite,assim, a gestão integrada das diversas vertentes de ação das juntas de freguesia: Gestão Financeira (incluindo POCAL Regime Completo), Gestão da Receita (Taxas e licenças), Gestão dos Recursos Humanos, Gestão Documental, Atendimento e Relacionamento com os cidadãos e empresas, passando pela Gestão do Património da Autarquia (CIBE), Gestão de Canídeos e Gestão de Cemitérios.

Todos estes módulos funcionam como um único sistema, totalmente integrado entre si que possibilita, entre outras, as tarefas de integração dos salários no POCAL ou a integração do valor das amortizações e depreciações calculadas no módulo de Património.

Além deste elevado nível de integração,
há outras características que se destacam no SIGAP

Descentralização dos processos

Dando resposta à nova realidade criada com as Uniões de Freguesias relativamente à descentralização dos balcões de atendimento, o SIGAP assenta numa plataforma acessível em qualquer local, necessitando somente de uma ligação internet.

A autarquia não tem, assim, qualquer tipo de constrangimento nos processos de atendimento e relacionamento com os seus fregueses. A informação está disponível a qualquer momento, e em qualquer lugar.

Sistema de reporting avançado

Porque sabemos da velocidade com que as decisões têm que ser tomadas nos dias de hoje, e da importância que o conhecimento da informação correta e atempada tem nesses mesmos processos de decisão, dotamos o SIGAP de um sistema de reporting baseado em tecnologia de Business Intelligence que, em tempo real, sintetiza e apresenta a informação mais relevante da organização de forma sistematizada e gráfica, com funcionalidades de Drill Down na informação, permitindo chegar ao detalha da informação partindo de indicadores e dash boards.

Desmaterialização dos processos

A solução de Gestão Documental do SIGAP (GIIM – Gestão Integrada Informação e Multimedia) permite gerir e desmaterializar a globalidade dos processos administrativos e de decisão das organizações.

Implementada de forma transversal a toda a organização e integrando os canais e fluxos de informação existentes, o GIIM promove a articulação e cooperação entre as diversas áreas da gestão, funcionando como repositório de documentos do restante sistema de informação da organização.

Concebida para apoiar todas as atividades da organização, permite reunir, num só local, todos os fluxos de tramitação, informação e documentos dispersos em diferentes soluções, assegurando a sua gestão integrada e eficaz, promovendo a sua eficiência interna.

Destacam-se as seguintes ações:

  • Registo de Correspondência (In e Out)
    Tem como objetivo responder às necessidades decorrentes do registo e circulação de documentos entre os diversos serviços e o exterior, bem como o controlo do seu percurso e das respetivas respostas
  • Workflow e Digitalização
    Permite a digitalização e classificação de documentos, definição de mapeamentos (indexações) por assunto. O workflow permite ainda a interoperabilidade dos diferentes módulos do SIGAP, facilitando a automatização e o controlo de diversos processos.
Contacte a direção comercial da Expandindústria para mais informação